domingo, 25 de março de 2012

Bolo de cenoura II



Ingredientes

- 3 cenouras médias cruas raspadas e raladas ou bem picadinhas
- 4 gemas ( as claras bater em neve e reservar)
- 2 xícaras (chá) de açúcar refinado
- 1/2 xícara de óleo ou margarina derretida
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
-1 colher(sopa)de fermento em pó
-margarina para untar a forma
- farinha de trigo para polvilhar
-Forma redonda ou retangular de tamanho médio

Ingredientes da cobertura (casquinha de chocolate)

- 6 colheres(sopa) de açúcar
- 7 colheres(sopa) de água
- 1 colher(sopa) de chocolate em pó
- 1/2 colher(sopa) de margarina
- coco ralado para polvilhar o bolo ( fica bonito e solta um cheirinho gostoso de coco)Pode substituir o coco por chocolate granulado ou simplesmente deixar lisinho.A cobertura depois de fria fica uma casquinha.


Modo de fazer:


Colocar as claras na tigela da batedeira e bater em ponto de neve. Reservar

Colocar no liquidificador as cenouras,as gemas,o açúcar e o óleo. Bater bem.
Despejar a massa numa tigela e acrescentar a farinha de trigo peneirada mexendo até ficar uma massa bem homogênea.Colocar as claras batidas em neve e mexer vagarosamente,sempre de baixo para cima, com muita delicadeza. Por último colocar o fermento em pó e mexer mais um pouquinho.Colocar na forma já untada e polvilhada e levar para assar em forno médio por aproximadamente 40 a 50 minutos. Depois de morno, soltar as laterais com a ajuda de uma faca e desenformar num prato raso. Virar novamente no prato que vai servir. Se desejar pode deixar na própria forma.

Obs.O bolo cresce bem, fica macio e aerado, nada parecido com pudim e se isso acontecer é porque as cenouras eram grandes demais e foi colocado todos os ingredientes no liquidificador.
Cobertura:


Colocar os ingredientes numa panelinha e levar ao fogo até começar a engrossar.Retirar do fogo e colocar 1/2 colher de margarina. Bater um pouco com a colher (1 minuto)e imediatamente despejar sobre o bolo morno. O coco ralado deve ser salpicado logo em seguida pois a cobertura endurece bem rápido, formando a famosa casquinha.

Outra sugestão de cobertura é derreter uma barra de 180g de chocolate meio amargo ou ao leite e misturar com 1 caixinha de creme de leite. Mexer bem e levar à geladeira até adquirir uma consistência de cobertura.(não demora muito) Cobrir o bolo e enfeitar a gosto. Se colocar umas cerejinhas fica lindo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...